É possível atingir o sucesso sem se sacrificar?

É possível atingir o sucesso sem se sacrificar

“O trabalho duro compensa”. Quantas vezes nas nossas vidas já não ouvimos essa frase? O trabalho duro realmente é compensatório, mas e quando se torna viciante? Ser altamente produtivo pode ser muito gratificante, mas pode causar certos problemas como: falta de concentração e memória, sensação de exaustão e de sobrecarga, insônia e alguns casos, depressão.

A produtividade se tornou um vício. E como em qualquer vício, a abstinência é uma força muito poderosa. Ela leva à insatisfação. Todo o foco de suas vidas é voltado para aquele trabalho. As pessoas param de se cuidar, não se preocupam com a aparência, muito menos com a saúde. A falta de humor cresce a cada dia e com ela, vem o estresse e a raiva.

Por mais viciante que seja, o vício na produtividade não é um caminho sem fim. Existem formas de superar esse problema.

Limite suas ações

É preciso definir limites para seus esforços. De nada adianta buscar ter acesso a todo o tipo de conhecimento ligado à sua área. A quantidade de podcasts, livros e vídeos sobre os mais determinados assuntos podem ser acessados por qualquer um, mas não é por isso que precisamos acessar tudo. Ter acesso à toda informação é impossível, por isso, limite o quanto você estuda sobre o assunto, não tem problema não saber sobre tudo.

Entenda suas forças e fraquezas

Reconheça onde você está, entenda o que te levou a esse momento, identifique suas forças e fraquezas e aceite que você pode melhorar de forma simples, sem precisar dedicar toda energia para o seu trabalho.

Saiba até onde pode ir

Durante a semana, ou até mesmo aos finais de semana, existem deveres e obrigações a serem cumpridos. À medida que acrescentamos na nossa rotina novas ações sem finalizar outras, só estamos nos enganando. Isso não serve somente para trabalho, serve para qualquer coisa, compromissos, filmes, séries, livros, entre tantos outros objetos que vamos acumulando com o passar dos dias. Não marque compromissos importantes para o mesmo dia. Não tente ver 3 filmes em um dia. Não precisa começar uma série nova sem ter terminado aquela que você começou mês passado. O mesmo vale para aquele livro que você estava animado para ler mas passou pela livraria do shopping e teve vontade de comprar outro. Ou seja, estabeleça metas atingíveis. Tenha um momento para fazer cada tarefa, sem se sobrecarregar.

Foque no presente

Esteja ciente do que está acontecendo ao seu redor e dentro de você. Foque sua energia no que acontece agora. Disponibilize tempo e atenção para instantes que são importantes, sem pensar no amanhã e nas obrigações que devem ser cumpridas. Deixe o amanhã para o amanhã e o presente precisa ser vivido.

Tire um tempo para você

Não se preocupe por não estar dando 110% de você. Durante o dia, tenha momentos de descontração. Passe 5 minutos caminhando ao ar livre. Procure separar um tempo do seu dia para você. Tire uma hora de folga e descanse. Tente não ser produtivo durante esse tempo. Apenas relaxe e não faça nada relacionado ao trabalho.

Gostaria de ter estratégias semelhantes aplicadas à sua empresa?

Fale com um de nossos consultores para saber como podemos gerar mais resultados para sua empresa.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *