Entendendo o cliente: o culto à marca

Culto à marca pelos consumidores

Entender o comportamento do cliente é peça chave para qualquer negócio. Hoje as empresas precisam cada vez mais atender as demandas do consumidor para poder se manter no mercado. Diante dessa necessidade, ter a sua marca cultuada é uma estratégia interessante, principalmente, com a ascensão das redes sociais.

O que é culto à marca?

Ter um cliente fiel a seus produtos é o desejo de todo negócio. Entretanto, o consumidor que cultua sua marca não só tem uma predisposição a comprar suas mercadorias, ele irá defender sua marca diante da concorrência, além de divulgar positivamente nas redes de contato.

“Os consumidores tratam as marcas como pessoas e escolhem aquelas que possuem atitudes que sejam relevantes para suas vidas”

diz Delano Rodrigues

Como alcançar o culto à marca?

As marcas precisam ir além da venda de um simples produto. Elas precisam ter personalidade, na qual os consumidores possam identificar propósitos, valores e identidades. Dessa forma, o cliente se relaciona com a marca de maneira semelhante com que se relaciona com outras pessoas.

Além da personalidade, as marcas precisam estabelecer canais de relacionamento com o consumidor. Nesse momento, o uso das redes sociais se torna fundamental. Através da internet, as empresas têm um meio de comunicação direto com o cliente, no qual pode manter a sua personalidade e criar vínculo com os usuários.

“As marcas precisam oferecer uma experiência de contato que demonstre que estes consumidores são realmente importantes. Agir de forma transparente e compreender o que realmente os indivíduos esperam delas e, por último, construir suas manifestações de identidade de uma forma que estas possam fazer parte da narrativa das vidas das pessoas, pois uma boa marca precisa ter uma cara, mas nos dias de hoje o mais importante mesmo é ter uma essência, ter alma”

explica Delano Rodrigues

O cliente de hoje busca ter experiências e criar relações. Entender esse comportamento do consumidor é essencial para sucesso, visto que os negócios atuais são cada vez mais comandados pelo desejo de seus clientes.

A internet tornou possível a expressão direta dos consumidores sobre as marcas. Cabe as empresas se adaptarem e verem isso como uma oportunidade de fortalecimento do vínculo com os clientes. Com o estabelecimento de uma boa relação, o culto à marca se torna uma realidade provável.


Leia mais:

Mentoria empresarial: o que é e por que contratar

Nova tendência nos negócios: o capitalismo de stakeholder

Gostaria de ter estratégias semelhantes aplicadas à sua empresa?

Fale com um de nossos consultores para saber como podemos gerar mais resultados para sua empresa.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *