Estratégias de vendas: o que é possível aplicar na sua empresa hoje

Estratégias de vendas o que é possível aplicar na sua empresa hoje

Todo profissional que trabalha com vendas, seja de forma direta ou indireta, têm o desejo de aumentar o fluxo de capital da sua empresa, contudo, para que isso seja possível, é necessário trabalhar com muita disciplina e consistência. Sendo assim, o que é possível fazer ainda hoje para alcançar esse objetivo? Seguindo processos extremamente eficazes e mostrando interesse nos clientes é possível atrair mais consumidores e fidelizá-los.

As vendas são baseadas nas pessoas. É necessário entender com quem você está se comunicando para poder vender melhor. Entretanto, por mais que seja possível entender o consumidor, não se pode controlar a decisão final dele, mas, é possível influenciar o que acontece até que essa decisão seja tomada.

Usar táticas isoladas não funcionam para vender mais. O que realmente serve para aumentar as vendas são os vendedores de alta performance e um conjunto de técnicas que levam em conta toda a jornada de compra. Elas podem ser ações fáceis de serem realizadas e podem ajudar conquistar mais clientes.

Domine o nicho escolhido

Quando dominamos o nicho, fica mais fácil aumentar o número de acertos durante o processo de vendas e aprimorar pontos fracos da organização. Tentar vender para qualquer um pode ser um grande problema.

Definindo um nicho certo para realizar a venda, a organização pode administrar o tempo e os recursos disponíveis da melhor forma possível

Especifique com clareza as metas

Como uma empresa pode crescer e aumentar os lucros sem ter metas? As metas direcionam os esforços de todos. Contudo, se uma empresa tem metas muito vagas ou fantasiosas, algo precisa mudar.

Boas metas têm prazos reais e exigem planejamento, senão serão apenas sonhos que podem ser adiados a qualquer momento.

Seja específico na definição de objetivos e conte com a ajuda dos colaboradores para atingir cada ação estipulada.

Automatize tarefas de menor impacto

Existem muitas tarefas de importância para o processo comercial, como enviar emails para nutrir leads, agendar atividades importantes e gerar relatórios de progresso. Porém, são repetitivas e através das ferramentas certas, essas tarefas podem ser automatizadas.

Uma boa opção para automatizar grande parte das tarefas manuais, ganhar tempo e aumentar a produtividade é o CRM, um software que organiza e registra todas as ações de vendas. Com esse sistema, a equipe de vendas tem um respiro e torna possível uma melhor experiência de compra para os clientes.

Seja útil antes de começar a vender

Antes de tentar vender um produto ou até mesmo tentar convencer o cliente falando sobre os inúmeros benefícios do seu produto, é necessário entregar uma utilidade para o cliente através do seu trabalho. Gere alto valor através de conteúdos e ferramentas, tire as dúvidas do cliente; utilize todas as formas necessárias para construir autoridade e criar um relacionamento com o público.

Conte histórias

Ter o conhecimento, mesmo que seja básico, do poder do Storytelling já é uma habilidade essencial para aumentar as vendas.

A internet possibilitou um fluxo gigantesco de informação e a possibilidade de produzir muito conteúdo. Com tanto conteúdo disponível, como fazer para que o seu público volte a atenção para seu produto com milhões de ofertas que aparecem a todo instante?

Empresas que têm a competência de contar histórias que convencem, que envolvem, que motivam a ação, que focam nas emoções e desejos do público e não só nos fatos lógicos que mostram o quanto seu produto é bom, têm mais chances do consumidor se conectar com a marca.

Use os gatilhos mentais

Gatilhos mentais são expressões/palavras que levam as pessoas a tomar certas decisões, muitas vezes sem ter consciência do porquê, ou seja, são palavras que ajudam a converter melhor os leads e transformá-los em clientes. Os gatilhos são importantes durante todo o processo de comunicação com os leads, tanto no meio digital como pessoalmente. Servem para mostrar autoridade, gerar desejo e dar a ideia de que o consumidor precisa agir o quanto antes para não perder uma oportunidade de compra.

Procure por indicações

Sempre que for possível, peça indicações para seus clientes atuais.

Contudo, quando for perguntar ao cliente, não pergunte algo como “você conhece alguém que gostaria de comprar de mim?”, foque na resolução do problema, algo como “você conhece mais alguém que está passando por esse problema ou por problema X e gostaria de resolvê-lo agora?”. Focando na solução e não no problema, é provável que o seu cliente, visto que os resultados foram bons, queira indicar amigos e conhecidos.

Seja incansável no follow up

Muitos profissionais de vendas não valorizam o poder do follow up, muitas vezes por falta de organização. É muito complicado lembrar de entrar em contato com cada lead sem uma ferramenta adequada de planejamento.

Existe a ideia do follow up sem fim, onde em algum momento o lead precisa responder, ou continuar com o processo ou decide encará-lo de vez, sendo o ciclo mais longo para o follow up. O follow up é uma tática extremamente forte para garantir que o consumidor não vai esquecer de finalizar a venda e, caso a experiência com a empresa tenha sido positiva, o follow up será a chave para garantir que o cliente volte a comprar com a empresa.

Gostaria de ter estratégias semelhantes aplicadas à sua empresa?

Fale com um de nossos consultores para saber como podemos gerar mais resultados para sua empresa.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *