Hábitos matutinos ditam o sucesso do seu dia, e da sua vida
outubro 1, 2019 Marcelo Reis

Por um bom tempo eu achei que 24 horas em um dia não eram suficientes.

Muitas vezes, já trabalhei até tarde para conseguir cumprir compromissos.

Só que acordava no outro dia, e lá estava a fila de tarefas novamente me esperando, e sem hora para terminar. De novo!

Esse esgotamento físico e mental, por sentir que eu não conseguia, em poucas horas, organizar tudo que precisava fazer, me levou a buscar alternativas.

Algumas sem sucesso, mas outras que até ajudaram.

Mas, nada foi tão eficiente quanto a leitura de um livro.

Até ler uma verdadeira obra prima (comecei até a chamá-lo assim) eu não imaginava o poder que a minha manhã tinha sobre a minha vida.

Gostaria muito de ter descoberto isso há alguns anos, quando eu enfrentava diariamente o desafio de fazer 24 horas valerem 48.

Esse livro se chama O Milagre da Manhã, e conta a história de Hal Elrod, um homem que mudou a sua vida quando começou a aplicar uma técnica que ele mesmo desenvolveu.

O cara é simplesmente incrível!

Para você ter ideia, aos 20 anos ele sofreu um acidente, e por causa disso os médicos disseram que ele nunca mais voltaria andar.

Mas, essa pedra no meio do caminho não fez ele desistir. Depois de alguns tratamentos, ele se recuperou, e chegou até mesmo a correr uma maratona.

Até passou por outras situações complicadas, principalmente com a crise dos EUA.

Entretanto, a história completa dele não vem ao caso agora.

Só por ler isso você já deve estar pensando: “Pô, se o cara viveu tudo isso, eu quero realmente ouvir o que ele tem a dizer”.

No livro, ele apresenta um método de 6 atividades diárias, que devem ser feitas nos primeiros minutos do dia (e bem cedo) para colocar seu desenvolvimento pessoal como prioridade.

Se funciona?

Bom, o fato de acordar mais cedo e praticar as técnicas que ele ensina me ajudou a ser mais otimista, e a me organizar melhor.

É claro que, algumas vezes, por causa da família e compromissos, eu não consigo praticar todas as técnicas pela manhã.

Mas, pelo menos as que eu acho indispensáveis naquele dia, não abro mão.

Você já deve estar curioso para saber quais métodos são esses.

Então, vou falar um pouco sobre eles aqui, caso queira já começar a aplicar na sua rotina antes mesmo de ler o livro – o que eu sugiro fortemente.

#1 O primeiro método é o Silêncio

Meditar é uma daquelas coisas que você só descobre o benefício depois de praticar algumas vezes. E quando descobre, meu amigo, não quer mais parar. E é justamente isso que o Hal Elrod sugere fazer, meditar durante 5 a 10 minutos, todos os dias.

Dessa forma, iniciamos o dia mais calmamente, reduzindo o estresse e aumentando a autoconsciência para obter clareza e foco.

#2 Fazer afirmações

A gratidão está na moda hoje em dia. Isso porque as pessoas estão cada vez mais conscientes de que ser grato reflete diretamente em situações positivas na sua vida.

Porém, nesse caso, Hal sugere fazer afirmações positivas, de algo que desejamos. Isso leva à gravação da mensagem em nosso subconsciente. Praticar isso todo dia altera o comportamento e contribui para alcançar o objetivo.

#3 Visualizações

Essa técnica é muito usada por atletas de alta performance, porque ajuda eles a vencer uma competição. Como sou fã de esporte, gostei muito. Essa própria técnica, por exemplo, é a que o autor usou para escrever o livro.

É basicamente visualizar o resultado que você vai conquistar ao concluir um projeto, a transformação real que ele vai causar.

#4 Exercícios físicos

Como disse acima, sou fã de esportes. Os exercícios físicos, mesmo que algumas vezes não tão frequentes, sempre estiveram presentes na minha vida. O que o autor me mostrou é que praticá-los pela manhã aumenta a disposição para o dia, melhora da saúde, e aumenta a autoconfiança. Sem contar a melhoria também no bem-estar e maior concentração.

#5 Leitura

Eu tenho a leitura como um hábito. Mas não imaginava que o melhor horário para se ler um livro era pela manhã. E realmente funciona, a mente limpa e leve ajuda a absorver melhor o conteúdo. O autor sugere temas sobre o que desejamos desenvolver em nossa vida.

#6 Escrita

Esse hábito é um daqueles que realmente demora para se acostumar, principalmente para quem não gosta de fazer anotações. Mas, eu gosto muito de escrever, por incrível que pareça, sou #TeamPapel.

E a última técnica do livro é justamente fazer uma espécie de “diário” para anotar todas as ideias, experiências e pensamentos do dia. Com apenas 5 minutinhos dá para fazer isso, e ajuda a acompanhar melhor um progresso enquanto ele se desenvolve.

São esses então os 6 hábitos que o livro ensina, e que eu estou trabalhando (e colhendo resultados) na minha rotina.

Quer dar um novo rumo para a sua vida também? Indico esse livro de olhos fechados. 😉

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