Implementação do open banking: primeira fase vai até 30/11

O processo de implementação do open banking no Brasil termina em outubro de 2021. Contudo, entender o seu impacto no mercado financeiro já precisa ser feito.
Open bankin - imagem do Freepik

A primeira fase de implementação do open banking ocorre até 30 de novembro deste ano. Nela, as instituições financeiras devem fornecer informações sobre seus produtos de forma detalhada para os clientes. Todo o processo de efetivação do open banking será concluído em outubro de 2021, mas entender seu impacto deve ser feito desde agora.

O que é o open banking?

O open banking, também chamado de sistema financeiro aberto, permite que o cliente tenha total controle sobre seus dados bancários e possa movimentá-los mais facilmente entre os bancos. Isso significa que o histórico de crédito do consumidor, em um determinado instituição bancária, pode ser transferido para outro banco de uma forma mais simples.

Menos burocracia

Dessa forma, transferir uma conta de um banco ao outro, o cliente não precisa passar por um processo longo e burocrático. O open banking, além de ser um benéfico para o consumidor, também favorece as instituições financeiras.

Os bancos, por isso, conseguem realizar melhores análises quanto ao tipo de cliente que recebem e podem oferecer ofertas e taxas mais condizentes com cada perfil.

Mais transparência e competitividade

Outro ponto que muda com a implementação do open banking é a própria configuração do mercado financeiro no Brasil.

Com a possibilidade de transferência facilitada, os bancos precisam tornar os seus procedimentos mais transparentes e mais vantajosos para atrair usuários. Isso aumenta a competição entre as instituições financeiras.

Além disso, os clientes têm um maior acesso e poder sobre os seus dados dentro dos bancos, o que atende a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Mais segurança

A interface de programação de aplicativos (API) será utilizado na efetivação do sistema financeiro aberto. Ele permite que programadores de outras empresas tenham acesso no desenvolvimento.

A partir disso, o open banking ocorre em plataformas padronizadas e seguras para os usuários e os bancos.

Open Banking - imagem por Racool_studio

Com isso, entender as vantagens do open banking é fundamental para que os empreendedores possam facilitar seus processos bancários e aumentar suas possibilidades de benefícios. Conte com a gente para a compreensão e adesão de inovações que acontecem no mercado.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas? Estamos no whatsapp