Inteligência Artificial: futuro inevitável para as empresas

Imagem de zaie/Freepik

A Inteligência Artificial é uma das tecnologias que mais se desenvolveu nos últimos anos. A prestação de serviço e o próprio funcionamento das empresas têm sido impactados pela IA.

A tendência é que a Inteligência Artificial esteja cada vez mais presente. Por isso, incorporar essa tecnologia nos negócios é garantia de sobrevivência e lucro dentro do mercado.

Aumento da produtividade

Um dos principais impactos da implementação da IA nos negócios é o aumento da produtividade. De acordo com uma pesquisa realizada pela PwC, os setores de manufatura e transporte serão os mais afetados positivamente.

Estima-se que as melhorias na produtividade do trabalho respondam por mais de 55% de todos os ganhos do PIB com IA no período 2017-2030.

PwC analysis

Empresas que não se adaptarem a realidade da Inteligência Artificial devem sofrer impactos financeiros significativos. Por isso, é importante estar atento e garantir a implementação dessa tendência.

Demanda do consumidor

O consumidor também se tornará mais exigente com a prevalência da IA. A qualidade e a personalização do produto ou serviço serão pontos importantes no processo de decisão de compra.

A Internet das Coisas (IoT), uma das ramificações da Inteligência Artificial, vai mudar e otimizar o consumo. Como a IoT permite maior captação de dados dos consumidores, a quantidade de informação captada de cada cliente é potencializada, o que facilita no aprimoramento do serviço e produto. Tudo isso permitirá uma relação mais próxima e eficaz entre as empresas e os consumidores.

Os varejistas estão explorando o uso da tecnologia de
reconhecimento facial e dados biométricos para analisar padrões
de comportamento de compra. A tecnologia poderia ser usada para
melhorar o atendimento ao cliente – por exemplo, um cliente que
esteja com dificuldade para escolher entre várias marcas poderá
receber uma mensagem de texto ou de voz oferecendo ajuda. Os
varejistas também podem usar a tecnologia para medir a eficácia de
vitrines e layouts de loja.

 Lauren Olsen

As vantagens de implementação da Inteligência Artificial são inúmeras. Além disso, o quanto antes a IA for adotada dentro das empresas, mais garantia de retorno de capital no futuro.


LEIA MAIS:

Entendendo o cliente: o culto à marca – MR16

Nova tendência nos negócios: o capitalismo de stakeholder – MR16

Gostaria de ter estratégias semelhantes aplicadas à sua empresa?

Fale com um de nossos consultores para saber como podemos gerar mais resultados para sua empresa.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *