Mentoria empresarial: o que é e por que contratar

MR16 - Mentoria empresarial (1)

Em um mercado cada vez mais competitivo, a criação e desenvolvimento de uma empresa é um processo complexo e repleto de desafios, especialmente em tempos de crise, como os que vivemos hoje — até julho, mais de 700 mil empresas já haviam fechado as portas no Brasil, segundo dados do IBGE. Companhias dos mais variados portes muitas vezes recorrem, assim, ao aconselhamento profissional, em um serviço conhecido como mentoria empresarial.

A mentoria nada mais é que uma assistência, um processo colaborativo entre mentor e empreendedor. O mentor é, ele próprio, um empresário, um profissional com experiência e vivência que lhe conferem expertise no enfrentamento de dificuldades diversas, próprias da área.

Antes de falarmos sobre as vantagens da mentoria empresarial, porém, procuraremos esclarecer uma dúvida frequente: a diferença entre mentoria e consultoria empresarial.

Mentoria x consultoria empresarial

O consultor é um profissional que diretamente se envolve com as atividades da empresa, reestruturando-as a partir da aplicação de ferramentas diversas, oferecendo treinamentos e acompanhando resultados. É um processo longo e árduo, desenvolvido no decorrer de vários meses.

O mentor, por outro lado, é um conselheiro. Ele não “chega e faz”, como o consultor, mas simplesmente orienta a empresa sobre o que deve ser feito, e ela própria será responsável por aplicar, na prática, as ações e intervenções sugeridas.

A mentoria normalmente envolve um pacote de sessões com reuniões semanais, os quais podem ser continuamente renovados. A consultoria, por outro lado, envolve a aplicação prática da estratégia desenvolvida pelo consultor, normalmente chegando ao fim quando esta é concluída.

Vale salientar, ainda, a diferença entre a mentoria empresarial e o coaching: enquanto o coach normalmente foca em um processo de autoconhecimento, com o objetivo de que a pessoa tire suas próprias conclusões sobre como proceder, o mentor oferece conselhos empresariais práticos e objetivos.

Aqui na MR16 oferecemos ambos os serviços: mentoria e consultoria empresarial. Entre em contato conosco para que analisemos o momento de sua empresa e indiquemos a abordagem mais apropriada ao seu caso.

Benefícios da mentoria empresarial

Know how

Pesquisas do IBGE apontam que, mesmo em circunstâncias normais, mais de 50% das novas empresas não sobrevivem por mais que 5 anos. Isso se deve, em grande medida, à falta de conhecimento em gestão.

O mentor, por ser um profissional com vivência no mundo empresarial, já está familiarizado a muitas das dificuldades enfrentadas por profissionais iniciantes — ou nem tão iniciantes assim.

Previsibilidade e prevenção

Para além de auxiliar a resolução de dificuldades presentes, a experiência do mentor permite prever problemas iminentes. Além disso, o desenvolvimento profissional proporcionado pela mentoria possibilita a prevenção de dificuldades futuras e prepara o profissional para lidar com aquelas que inevitavelmente virão a acontecer. 

Visão de fora

Mesmo para profissionais experientes, uma visão imparcial sobre os processos da empresa pode ser de grande valia. O mentor é capaz de identificar falhas nos mais diversos setores da instituição, as quais muitas vezes não são percebidas pelo cliente por uma série de fatores: inexperiência, falta de tempo para acompanhá-las a fundo e analisá-las ou simplesmente pela dificuldade em assumir um erro pelo qual também se é responsável.

Mentoria à distância

Não necessariamente as reuniões precisam ser feitas pessoalmente. Elas podem ser feitas online para a preservação da saúde de todos, nesses tempos de pandemia, ou caso seja necessário por qualquer outro motivo (mentor ou mentorado podem estar viajando, por exemplo).

Experiência prática: você faz as mudanças

Como o mentor é alguém que simplesmente te orienta, em vez de fazer por você, o mentorado tem a oportunidade de aprender na prática, por si mesmo, aquilo que lhe é aconselhado. Tal experiência faz toda a diferença no desenvolvimento profissional de qualquer empreendedor.

Você decide quando acaba

A mentoria normalmente acaba quando o cliente percebe que recebeu todo o aconselhamento de que precisava e já sabe o que fazer, ou caso já não sinta a necessidade do auxílio de um profissional para tomar decisões.

Por fim, vale salientar que a mentoria empresarial não é um gasto adicional, mas um investimento. Ao auxiliar a resolução de problemas presentes e/ou futuros, o mentor indiretamente ajuda na otimização de gastos da empresa. Afinal, a maior parte dos problemas do mundo corporativo em maior ou menor grau envolve um prejuízo financeiro.

Leia também:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta