O futuro das vendas: sua empresa está preparada para as mudanças?

O futuro das vendas sua empresa está preparada para as mudanças

Avançamos sucessivamente para a descoberta de uma evolução do processo de vendas e de como a tecnologia vai modificá-lo. Muitas empresas passaram por um processo de reinvenção nesse último ano, onde precisaram voltar toda a atenção para o digital. Em um estudo feito pela Gartner, “O Futuro das vendas em 2025”, o futuro das vendas será definido como a transformação permanente das estratégias de vendas, dos processos e da alocação de recursos das organizações, passando de uma orientação centrada no vendedor para uma centrada no consumidor e mudando de processos de vendas analógicos e tradicionais para automático e moderno.

De acordo com esse estudo, em 2025 podemos esperar que 80% das interações de vendas B2B entre fornecedores e compradores ocorrerão em canais digitais e 60% das empresas B2B farão a substituição das vendas baseadas na experiência e intuição para vendas baseadas em dados, combinando processos de venda, aplicativos e análises em uma única prática operacional, onde muitas empresas vão precisar utilizar máquinas ou inteligência artificial para dinamizar a operação.

Já é possível ver essa transformação acontecendo no mercado digital, por isso, separamos dicas para que as empresas saibam como se preparar desde já para a chegada de um futuro transformador.

A omnipresença

O cliente está conectado 24 horas por dia durante os 7 dias da semana. Telefones já se tornaram uma extensão do nosso corpo. Podemos acessar conhecimento e informação em qualquer lugar. Em breve, a internet das coisas terá uma presença muito maior no cenário atual, conectando eletrodomésticos, casas, carros e aparelhos celulares. Para que as empresas tenham a possibilidade de garantir relevância, é necessário estruturar uma estratégia que permita que a organização venda em qualquer lugar, permitindo que o cliente possa se engajar, interagir e realizar transações com fornecedores. Em muitos casos, será necessário se ajustar para atender os clientes onde eles estão ou no lugar que julgarem mais adequado, garantindo uma boa experiência no processo de compra.

Facilite a decisão de compra

Os clientes recebem uma tsunami de informações diariamente, de diferentes canais a todo o momento. Fica cada vez mais difícil influenciar as decisões de compra. Para garantir as vendas, é fundamental se concentrar em ajudar grupos de compradores a se sentirem mais confiantes em suas próprias decisões. Conforme as interações diretas com os clientes diminuem, os fornecedores precisam buscar formas de influenciar as decisões de compra. Um bom ponto de partida é compreender os motivos pelos quais os compradores tomam decisões de compra.

Caso o cliente não esteja confiante sobre sua decisão de compra, a incerteza será constante durante o processo de decisão da compra – tornando menos provável que o cliente conclua a compra. Para aumentar a confiança do comprador, os vendedores precisam criar sentido para a venda, ajudando os clientes a entenderem tudo sobre o valor gerado pelo produto ou serviço para superar seus problemas e desafios.

Melhore seu time de vendas

Investir na capacitação da sua equipe será uma ação muito útil para garantir a presença da sua empresa no mercado. Quanto mais habilidoso for o time de vendas, mais resultados serão apresentados frente às mudanças.

Para isso, é primordial que se invista em um treinamento corporativo que possibilite a integração das equipes e as qualifique em operações como: pré-vendas, planejamento e gerenciamento no pós vendas, garantindo um diálogo envolvente e bem sucedido com o cliente.

Use a inteligência artificial como aliada

Em um contexto em que os dados são a chave para poder vender mais, melhor e de forma automática, a IA pode ser usada para executar vendas básicas, desempenhar tarefas, detectar sinais de compra e prever resultados de negócios.

Para potencializar as possíveis soluções baseadas em IA para uma empresa, os líderes de vendas devem identificar partes da cadeia de valor de vendas onde a IA oferece potencial de melhoria para processos. A implementação de tecnologia voltada para o futuro também ajuda a atrair a geração Z – um grupo que valoriza as oportunidades de trabalho remoto e digital.

Foque no pós-venda

O processo de venda não acaba depois do pagamento. Para garantir novos negócios, a empresa deve manter um acompanhamento próximo aos clientes no pós-venda.

Com um relacionamento adequado, o cliente pode realizar novas compras do seu produto ou serviço, aumentar o valor gasto com suas soluções ou até indicar sua empresa para outras pessoas. Por isso:

  1. Mostre interesse genuíno pelo cliente, não ignore feedbacks, sejam positivos ou construtivos, escutando seus problemas e solicitações;
  2. Esteja disponível para seu cliente, nunca esteja ocupado demais para seus clientes, são eles que fazem o seu negócio existir;
  3. Ofereça atendimentos rápidos, jamais demore tanto para responder e atender às solicitações dos seus clientes.
  4. Elabore estratégias para aumentar suas vendas e consolidar sua marca no mercado

Todas essas opções ajudam na conquista de mais clientes, fazendo sua empresa ter um maior desempenho e consequentemente gerar mais receita.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber como investir ainda mais na sua empresa? Entre em contato conosco e estruture o planejamento estratégico da sua empresa para alcançar suas metas e objetivos, fazendo sua empresa crescer ainda mais.

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