Importância da segurança cibernética para empresas

Segurança cibernética

Um levantamento feito pela Deloitte, no ano passado, mostra que quatro entre dez empresas já sofreram algum tipo de ataque cibernético. Contudo, o mais curioso da pesquisa, é o fato de que apenas 31% dos negócios consultados não investem na segurança cibernética.

No mundo cada vez mais conectado, prezar pela proteção digital é fundamental para qualquer empresa. Ter dados empresariais acessados de maneira ilegal, podendo ser manipulados ou divulgados, acarreta consequências severas para negócios:

  • sistema empresarial fora do ar, o que impede o fluxo de trabalho e gera prejuízos;
  • manipulação ou perda de informações importantes;
  • divulgação de dados, que podem manchar a imagem da empresa e dificultar negociações futuras.

Além dessas questões apontadas, uma grande problemática para garantir a segurança cibernética é a dificuldade e a demora na identificação desses ataques nos sistemas operacionais, principalmente, daqueles sem as devidas proteções.

Proteção digital: por onde começar?

A melhor estratégia contra os ataques cibernéticos é a prevenção. Diante disso, é essencial se atentar a alguns pontos para garantir a proteção digital:

Mapear e Planejar

Para começar a implementar a segurança cibernética na empresa, é necessário identificar quais os pontos vulneráveis que o sistema apresenta. Depois desse mapeamento de vulnerabilidade, é preciso verificar as melhores estratégias para garantir a proteção digital empresarial.

Monitoramento

Com todo o planejamento traçado, chega o momento da implementação em si da segurança cibernética. Grandes empresas conseguem manter um setor especializado para garantir essa proteção 24h. Contudo, essa opção pode não ser rentável para muitos e outras estratégias são possíveis.

A inteligência artificial é uma grande aliada na proteção digital. A partir dela, é possível manter uma análise e reparos constantes do sistema operacional. Ela por si só já faz muita diferença, mas aliada a um profissional de Tecnologia pode garantir maior resguardo.

O mais clássico é o investimento em ferramentas de proteção. Existe uma grande variedade de plataformas com diferentes serviços e preços, o que torna essa opção muito atrativa. A empresa pode escolher qual a melhor opção para garantir sua segurança cibernética.

Independente da opção escolhida, a segurança cibernética deve ser uma das prioridades das empresas e de todos aqueles que planejam ingressar no mundo dos negócios. Os ataques digitais estão cada vez mais frequentes e mais perigosos. É preciso se prevenir para que o caminho do sucesso seja contínuo.

E como serão as vendas de Natal deste ano? – MR16

O WhatsApp Pay como alternativa de pagamento no Brasil – MR16

Gostaria de ter estratégias semelhantes aplicadas à sua empresa?

Fale com um de nossos consultores para saber como podemos gerar mais resultados para sua empresa.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *