Vamos analisar o lado positivo que a crise está gerando?

Negócios em tempo de COVID 2019 2

Home office não funciona…. reunião virtual não é produtiva….

O que a crise do covid-19 está gerando?

Nos últimos dias, grandes veículos da imprensa como o Valor Econômico e a The Economist, tem trazido à tona uma indústria que está crescendo na contramão da crise…

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/03/11/cresce-a-procura-por-sistema-que-permite-fazer-reunioes-a-distancia.ghtml

A indústria que trabalha para viabilizar serviços estáveis para trabalho virtual (videoconferência, por exemplo) para o mundo de negócios está crescendo.

Enquanto grandes empresas têm quedas expressivas, a Zoom cresceu 58% no ano.

Outras como Google e Microsoft estão oferecendo serviços de graça por 90 dias… Mas certamente depois capitalizarão muito mais, pois muitas empresas continuarão com o serviço.

Há mais de 20 anos trabalho de maneira virtual, sem escritório fixo e com gestão de times por todo o mundo. Como todo gestor Comercial se movimentar e falar pessoalmente ou virtualmente com os clientes sempre foi a chave do sucesso.

Eu tinha clara visibilidade, que a questão da aceitação do home-office, de videoconferências e reuniões por tele presença eram meramente culturais.

Para mim, o grande problema foi sempre da gestão, que ainda possui ou possuía um ranço da necessidade de ver os funcionários, como numa escola. Ter o poder de controlar as pessoas.

Muitos clientes ficavam espantados por eu trabalhar numa grande multinacional e me adaptar tão facilmente a não ter sala, estrutura e trabalhar tão bem virtualmente.

Hoje vemos que grandes multinacionais e as empresas de maneira em geral que achavam que o home office e videoconferência eram ineficientes tentando se ajustar forçadamente, mas não é do dia para a noite que as coisas mudam.

Home office COVID 2019

No fundo, a mudança na cultura da gestão e o treinamento adequado, não apenas dos serviços a serem utilizados, mas o comportamento das pessoas para entenderem que o mundo mudou e está mudando são primordiais para o sucesso das empresas e, principalmente, dos funcionários.

O covid-19 traz, de maneira forçada, esta reflexão e a ação. Quem não estava preparado está sofrendo, mas conseguirá mudar, pois este é o futuro.

E… não vamos esquecer, que a maioria dos jovens que está entrando no mercado de trabalho hoje, já está preparada para isso, e você e sua empresa, estão preparados?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta