O WhatsApp Pay como alternativa de pagamento no Brasil

WhatsApp Pay

O WhatsApp Pay não está distante de ser uma realidade no Brasil. Durante a coletiva de imprensa para o lançamento do PIX nesta segunda, 16, o presidente do Banco Central falou que o serviço oferecido pelo aplicativo vai entrar em vigor em breve.

Apesar de ainda não terem divulgado as possíveis datas do lançamento, o serviço de pagamento do WhatsApp deve começar pelo P2P (person to person – transferência entre pessoas). A possibilidade de transferências entre pessoas e empresas (P2M) vai ser disponibilizada posteriormente. Além disso, o presidente do BC destacou que outros meios de pagamento parecidos podem ser oferecidos no país.

Estamos conversando também com o Google e outras big techs. Existe uma vontade de estar no Brasil, é um mercado consumidor bastante amplo e existe oportunidade de digitalização. […] O Pix é um meio de pagamento, mas vão existir vários outros, é importante que a gente gere novos modelos de negócios. Quanto mais inclusivo o Pix for, mais o volume de pagamentos vai aumentar

Campos Neto

O WhatsApp tentou, em junho, implementar o sistema, mas o Banco Central interviu e declarou que a proposta de pagamento precisava ser avaliada no quesito competitividade e privacidade. Esses dois pontos são uma preocupação especial do BC atualmente. Todo o processo de aprovação e concretização do PIX evidenciou esse aspecto.

Como funciona o WhatsApp Pay

Em 2018, começaram os testes do serviço na Índia. O WhatsApp Pay é um modelo de transferência de dinheiro através de mensagens entre os usuários. Ele é semelhante ao WeChat Pay, o qual é usado maciçamente na China como uma possibilidade de pagamento.

Para que seja possível a transferência financeira, o usuário vai precisar cadastrar um cartão de débito ou crédito de uma empresa parceira do Facebook Pay. De acordo com a empresa, não serão cobradas taxas extras pela transação nas plataformas. Porém, os bancos que participarem dessa transferência podem cobrar tarifas não determinadas ou delimitadas pelo serviço de pagamento do WhatsApp.

As possibilidades de pagamento estão aumentando no Brasil. Isso torna o mercado mais competitivo e facilita o trabalho do comércio. A aderência ao WhatsApp Pay ou a qualquer outro serviço precisa ser bem avaliada pela empresa. A nossa consultoria pode ajudar você e o seu negócio a se manterem atualizados de maneira adequada.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas? Estamos no whatsapp