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Dia do Consumidor: data em crescimento é oportunidade para lojistas

Ainda em consolidação, mas com muito potencial, o Dia do Consumidor pode representar uma esperança em uma época do ano normalmente desafiadora para o comércio: o fim do primeiro trimestre, quando não há ocasião ou data consolidada que impulsione as vendas.

Apesar do período de férias, em janeiro, e do carnaval, que por si só são proveitosos para poucos nichos comerciais (turismo, mercados, bares e restaurantes), tipicamente o primeiro trimestre é um período de contenção de gastos para o consumidor. Dessa forma, ofertas promocionais são benéficas para ambos: o lojista que precisa vender e o cliente que não tem muito para investir.

Um comparativo com a Black Friday

Em 2024, o Dia do Consumidor movimentou modestos 10% do total gerado pela Black Friday. Em números, foram R$ 602,8 milhões, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio- SP). No mesmo ano, a Black Friday somou um total de R$ 9,38 bilhões em diferentes canais.

O Dia do Consumidor ainda não caiu no calendário e expectativas do consumidor, mas justamente isso o torna um oceano azul, ou seja, uma grande oportunidade a ser explorada, ainda sem tanta concorrência. Dessa forma, com promoções atrativas e uma adequada divulgação das mesmas, a data é a melhor alternativa para quem precisa movimentar o negócio em um mês “parado” como março.

Válido lembrar que a própria Black Friday levou quase 20 anos para se consolidar e “cair no gosto” do consumidor, conquistando a força que tem hoje. O mesmo movimento deve acontecer com o Dia do Consumidor, nos próximos anos, com o diferencial de que, agora, ele pode contar com a força do comércio digital para acelerar esse processo.

Produtos mais procurados no Dia do Consumidor

Em 2024, eletrodomésticos e aparelhos telefônicos foram os que geraram maior faturamento no Dia do Consumidor, com 16,8% e 11,2% de participação, respectivamente, de acordo com uma pesquisa realizada pela Neotrust. Moda, outros eletrônicos e itens de informática também compõem a lista de segmentos com maior faturamento.

Acessórios, beleza, perfumaria e produtos de pet shop estiveram em alta.  No que se refere a número de pedidos realizados., o maior crescimento ficou com os itens de saúde, que passaram de 13,7% para 17,2%.

Dicas para varejistas no Dia do Consumidor

É lojista e quer aproveitar o Dia do Consumidor? Confira as dicas de Marcelo Reis, especialista em Vendas e Gestão Empresarial e CEO da MR16:

  • invista em UX: o user experience, ou experiência do usuário, deve ser um fator de investimento não somente no Dia do Consumidor. Considere-o como uma estratégia perene do seu negócio, especialmente no ambiente digital, onde um site mal projetado, pouco intuitivo ou que apresente falhas frequentes podem impactar diretamente sua conversão em vendas;
  • ofereça frete grátis: o custo adicional do frete é um fator decisivo para o consumidor, ao optar por concluir ou não a compra. Em um contexto de pouco investimento disponível, torna-se um grande diferencial;
  • aproveite as tecnologias disponíveis: ferramentas de Inteligência Artificial podem auxiliar seu atendimento através de chatbots, por exemplo, além de oferecer recomendações personalizadas para seu cliente e otimizar processos logísticos;
  • crie um documento de FAQ (perguntas frequentes): antecipar possíveis dúvidas (e respectivas respostas, é claro) faz com que vendedores estejam melhor preparados e garante um atendimento mais rápido e assertivo;
  • invista em marketing digital: é mais barato, permite a segmentação do seu público-alvo, oferece alternativas que vão além do tradicional marketing de interrupção e traz resultados mais rápidos no que se refere à conversão.

Dicas para clientes no Dia do Consumidor 

Também temos boas práticas para você que é cliente e quer aproveitar o Dia do Consumidor. Anote:

  • pesquise a reputação da loja por meio de avaliações e comentários de quem já comprou e em sites como ReclameAqui;
  • confira se o site onde pretende realizar a compra conta com certificado de segurança (geralmente sinalizado no fim da página, próximo ao menu inferior/rodapé);
  • use cartões virtuais para compras realizadas pela internet, eles são disponibilizados no aplicativo do seu banco e muito mais seguros para utilização no ambiente digital;
  • busque ferramentas de comparativos de preços e compilado de promoções para analisar o que é mais vantajoso para você, há várias disponíveis;
  • atente-se às políticas de devolução, já que algumas vezes produtos promocionados contam com condições diferenciadas para troca ou devolução;
  • faça uma captura de tela ao finalizar a compra e salve recibos, números de protocolo e e-mails de confirmação da sua compra, caso seja necessário em caso de contestação, troca ou devolução, ou mesmo caso tenha problemas com o recebimento do produto;
  • desconfie de preços muito abaixo do mercado, infelizmente os golpes são comuns em datas como Black Friday e Dia do Consumidor.

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