Quais as tendências para 2025?
O ano que bate à porta é singular e particularmente importante ao marcar ¼ de século e a metade de uma década já caracterizada por mudanças diversas em tempo recorde.
A pandemia de Covid-19 acelerou evoluções tecnológicas que já vinham acontecendo em ritmo veloz e, neste contexto, compreender e se adaptar às tecnologias emergentes é fundamental a qualquer negócio.
Neste artigo, abordamos as tendências para 2025 e o contexto mercadológico e social que viveremos nos próximos anos. Confira!
IA generativa
Atualmente, o que se vê com mais frequência nas empresas é a utilização da inteligência artificial em produtos e serviços já existentes, uma espécie de evolução do método. A tendência, porém, é que a IA generativa evolua para oferecer ferramentas inteiramente novas em diversos setores.
Considerando a velocidade de aperfeiçoamento e atualização das tecnologias já disponíveis e a necessidade crescente de diferenciação e uso estratégico dessas ferramentas, é muito provável que iniciativas desse tipo comecem a surgir já em 2025.
Trata-se de uma grande oportunidade, já que quem sair na frente oferecerá valor aos seus clientes e/ou usuários de maneira nunca antes vista.
Atenção socioambiental
O futuro não apenas deve, mas precisa ser sustentável.
Organizações que já não busquem e adotem alternativas renováveis em seus meios e processos ficam para trás não somente no operacional, mas principalmente em um mercado competitivo onde as iniciativas ESG são exigências de governos e consumidores.
Nesse sentido, saber pensar e direcionar o capital considerando as mudanças socioambientais dos tempos atuais é imprescindível.
Mudanças no fator humano
Uma pesquisa da Bain & Company, conduzida pela Dynata, mostra que 58% dos trabalhadores em 10 grandes economias sentiram-se compelidos pela pandemia a repensar o equilíbrio entre o trabalho e suas vidas pessoais.
Não foi algo passageiro, já que 52% das pessoas valorizam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal acima de tudo, segundo o Accenture Life Trends 2025.
A relação entre empresas e trabalhadores está mudando, isso é fato. O modelo de emprego tradicional tem perdido espaço diante de demandas sobre oportunidades mais flexíveis.
Além disso, o já mencionado ESG exige das empresas um propósito social claro e um olhar cuidadoso para o colaborador, sua dignidade e necessidades, algo cada vez mais importante no sentido de reduzir os índices de turnover das organizações.
As gerações mais jovens, inclusive, que já começam a adentrar o mercado de trabalho, nasceram e cresceram neste mundo hiperconectado, acelerado, com acesso facilitado à comunicação e contextos diversos para união e mobilização online sobre os mais variados temas. É uma geração que rejeita o modelo tradicional de trabalho e que, em breve, representará uma parcela expressiva da força de trabalho disponível.
A mudança, evidentemente, deve começar por aqueles que hoje têm maior voz e visibilidade em seus núcleos corporativos: os líderes.
Consumidor crítico entre as tendências para 2025
Em 2025, não bastará adentrar as novas tecnologias. É necessário, também, fazer-se confiável no ambiente online.
Dados do Accenture Life Trends 2025 mostram, também, que 52% das pessoas viram publicações ou artigos falsos no último ano e 60% dos entrevistados começaram a questionar a autenticidade de conteúdos online, além do que costumavam até então.
Algumas dicas:
- utilize-se de ferramentas e/ou equipes de moderação de conteúdo, para controlar melhor aqueles falsos ou enganosos;
- seja transparente sobre os métodos produtivos de sua empresa em seus canais online e ofereça ferramentas de checagem sobre os mesmos;
- tenha uma equipe de suporte qualificada, sempre à disposição do consumidor;
- invista em personalização: valer-se da tecnologia é importante, mas usar o fator humano como diferenciação, da maneira certa, também.
Previsibilidade é chave
Mais que compreender o momento atual, é preciso pensar à frente.
Faz-se necessário um olhar analítico e estratégico para seu setor, posição geográfica e competitiva. Tendências desenvolvem-se de formas diversas: algumas, gradualmente. Outras, “viralmente”. Há aquelas que vêm e vão, e aquelas que chegam para ficar.
Saber identificá-las, medir seu potencial e quando, e em que medida, seu negócio deve se adaptar, é essencial — e é justamente disso que se trata a MR16.
Se você leu até aqui e gostou do conteúdo, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo nesses novos tempos, seja com treinamentos, palestras, mentorias ou consultorias. Saiba mais sobre os serviços da MR16, aqui.