Compartilhe este conteúdo

8 razões para investir em treinamentos corporativos

Uma estratégia educacional que visa aprimorar a companhia através do aperfeiçoamento de seus próprios colaboradores. Disso se trata o treinamento corporativo, uma prática muito comum nos Estados Unidos e que nos últimos anos tem caminhado a passos largos também no Brasil — felizmente.

Segundo o Panorama do Treinamento no Brasil, o investimento anual em desenvolvimento fica na média de R$ 746 por colaborador. Nos Estados Unidos, a média é de U$ 1.273, também anual. Os dados são de 2019, em pesquisa feita pela Integração Escola de Negócios, em parceria com a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e a Carvalho & Mello Consultoria Organizacional. 

Para um melhor entendimento sobre a importância do treinamento corporativo e por que levá-lo à sua empresa, listamos abaixo algumas das razões que o fazem valer (muito) a pena.

Por que investir em treinamento corporativo

Acompanhamento de tendências e manter o time bem atualizado

As mudanças trazidas por tempos tão acelerados quanto os atuais não tardam a chegar ao mercado de trabalho. Abandonar métodos tradicionais, porém, não é nada fácil. O treinamento corporativo proporciona uma visão completa sobre o atual cenário do mercado e o porquê das mudanças que o caracterizam. 

Dessa forma, os participantes tornam-se menos resistentes a essas mudanças, inclusive com o entendimento de que a correta adaptação pode favorecer, e muito, suas carreiras.

O treinamento corporativo trabalha soft skills

Diplomas, certificados e habilidades técnicas são importantes, é claro. Mas tanto quanto são as habilidades comportamentais, como comunicação, boa relação interpessoal, senso crítico e inteligência emocional. 

Muito se fala sobre o impacto da Inteligência Artificial sobre a mão de obra humana. A verdade, porém, é que a IA acaba por favorecer e ressaltar a importância justamente daquilo que nos torna humanos. 

Nos tempos que vivemos, as soft skills, especialmente no âmbito gerencial, tornam-se ainda mais relevantes, e um bom treinamento corporativo sempre as abordará e ajudará em seu desenvolvimento.

Motivação

Palestras e workshops são partes integrantes do treinamento corporativo, sempre com relatos relevantes de profissionais especialistas e cases de sucesso. Essas atividades têm um alto fator inspiracional, que motivam aqueles que participam do treinamento.

Além disso, essas atividades abrem espaço para a participação e contribuição, o que também motiva ao fazer com que o colaborador sinta-se visto e seja protagonista.

Melhora no engajamento

Muito relacionado ao tópico anterior está o ganho em engajamento. Uma empresa que investe em treinamentos para seus funcionários passa uma mensagem clara: eu me importo com meus colaboradores.

Naturalmente, esse sentimento de valorização formará trabalhadores mais felizes e engajados, reduzindo também os índices de turnover da organização.

Entrosamento e estímulo ao trabalho em equipe

Treinamentos corporativos são comumente marcados por dinâmicas em grupos. A ideia é possibilitar a cada participante o conhecimento e entendimento sobre as demais áreas, bem como a oportunidade de atuar em atividades pertinentes a essas outras áreas, nas dinâmicas propostas.

Tais atividades possibilitam a interação entre profissionais e times, além de estimular o trabalho em equipe. 

Aumento da produtividade

É claro, uma prática que visa desenvolver as habilidades de seus colaboradores terá ganhos diretos sobre a produtividade dos mesmos. Aumenta-se o foco e reduz-se o erro, cresce a qualidade e a assertividade. Investe-se para ganhar ainda mais.

O treinamento corporativo é divertido

O treinamento corporativo, se bem planejado e aplicado, torna-se um momento de descompressão, e até de descontração, ao mesmo tempo que proporciona aprendizados valiosos.

Para isso, frequentemente recorre-se à gamificação, que de forma lúdica leva as questões teóricas expostas em palestras ao âmbito prático das dinâmicas que as complementam.

Personalização

Todo bom treinamento corporativo saberá adaptar seu conteúdo à realidade e às necessidades da empresa em questão. Afinal, diferentes organizações coabitam nichos de mercado distintos, com suas próprias particularidades.

Além disso, a atenção a quem o treinamento será ministrado também faz diferença em seu conteúdo. Um workshop para equipes de analistas não será o mesmo que um treinamento voltado à alta liderança, por exemplo.


A MR16 é uma empresa especializada em treinamentos corporativos, já tendo atendido diversas gigantes do universo empresarial brasileiro e multinacional. Confira aqui as oportunidades disponíveis para sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima