Falta pouco para 2025. Embora as resoluções para o novo ano tendam a ser “firmadas” à meia-noite de 1° de janeiro, em rituais diversos, sob um âmbito mais prático já podemos nos preparar, especialmente no que diz respeito à gestão de tempo.
Afinal, ao entender de antemão o que você pode fazer (e o que deve mudar e/ou adaptar), você estará melhor preparado para aplicar as sugestões e orientações aqui propostas desde o dia 1, começando com o pé direito.
Confira!
Gestão de tempo – dicas gerais e fundamentais
Tenha uma rotina
A imprevisibilidade, além de torná-lo mais ansioso, é inimiga da gestão de tempo. É claro, nem tudo pode ser previsto, mas devemos trabalhar sobre o que de fato podemos controlar. Uma rotina bem definida (e seguida) é fundamental à correta gestão de tarefas e demandas.
Saiba o que priorizar
É fundamental saber quais tarefas precisam ser feitas primeiro, quais podem ser agendadas ou delegadas e até mesmo quais podem ser excluídas.
Para mais dicas sobre priorização, confira nossa publicação anterior sobre gerenciamento de demandas, que detalha melhor a Matriz de Eisenhower.
Segmente grandes tarefas
Além de ajudar na organização, dividir uma grande demanda em subtarefas trará um sentimento de satisfação e dever cumprido à medida que cada uma delas for concluída.
Use a tecnologia a seu favor na gestão de tempo
Hoje não faltam ferramentas que o ajudarão a gerenciar seu tempo e demandas — tanto para organização pessoal (agendas digitais, alarmes, aplicativos de bem-estar e saúde) como no âmbito empresarial — sobretudo ferramentas de Business Intelligence, úteis à organização, análise e segmentação de grandes volumes de dados.
Respeite seus limites e faça pausas saudáveis
Somos seres humanos, não máquinas. O trabalho ininterrupto pode mais atrapalhar que ajudar, já que naturalmente ficamos cansados.
Pequenas pausas em intervalos regulares não são perda de tempo. Pelo contrário, elas o ajudarão a ganhar tempo, além de serem importantes à manutenção da sua saúde física e mental.

Métodos úteis em gestão de tempo
Técnica Pomodoro
Testar e/ou combinar diferentes métodos de organização de tarefas sempre trará resultados positivos, já que é uma ótima maneira de entender o que funciona melhor para você.
Além da Matriz de Eisenhower, sobre a qual já comentamos, também a técnica Pomodoro pode lhe ser bastante útil.
Simplicidade e eficiência definem esse método, que propõe a divisão do fluxo de trabalho em períodos de 25 minutos, intercalados com pequenas pausas, de cinco minutos cada. Para não perder a noção do tempo, sugerimos que o cronometre. Após quatro “pomodoros”, ou seja, quatro desses períodos, faça uma pausa mais longa, de meia hora.
Para maior eficiência, crie uma lista de tarefas que precisa realizar ao longo desses períodos. Elas não necessariamente precisam ser cumpridas em apenas 25 minutos, evidentemente. Você pode usar mais “pomodoros” em uma mesma tarefa, só é importante que o trabalho, durante esse período de tempo, seja feito sem interrupções e com foco total.
Método GTD
O Getting Things Done, que em tradução livre é algo como “fazendo as coisas de fato”, é uma excelente alternativa para integrar à Matriz de Eisenhower durante seu planejamento.
Há cinco etapas fundamentais:
- capturar: reúna tudo que precisa fazer em uma lista de tarefas;
- esclarecer: analise cada uma dessas tarefas, no sentido de entender o que demanda, ou não, alguma ação;
- organize: aplique aqui a Matriz de Eisenhower, segmentado as tarefas listadas em “urgentes”, “não urgentes”, “delegar” e “deletar”;
- reflita: defina uma frequência de revisão das tarefas listadas, para maior controle e para garantir que nada esteja ficando para trás;
- engaje: a execução em si, que deve ser realizada paralelamente à reflexão. Nada mais é que botar em prática todo o planejado e trabalhar para que as demandas sejam cumpridas.
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