Compartilhe este conteúdo

Lista obrigatória: quatro livros e quatro filmes que ensinam e inspiram

Você é um leitor assíduo, ou é do time que “prefere ver o filme”? Aqui, temos opções para ambos. Sem “ou”, amamos livros e filmes. E se pudermos aconselhar, é claro, a sugestão é para que leia, e veja, todos. Garantimos que não se arrependerá.

Leituras indispensáveis 

O Poder da Persuasão, de Robert B. Cialdini

Esta obra é uma via de mão dupla: você aprenderá a persuadir e, também, a não ser facilmente persuadido. São apresentadas as seis “técnicas” psicológicas que constituem o jogo da persuasão, explicadas em detalhes pelo autor Robert B. Cialdini, psicólogo e professor. Além dos ensinamentos, muito úteis ao contexto corporativo e às negociações, “O Poder da Persuasão” é uma leitura recomendada para qualquer um que se interesse pelo âmago da mente e do comportamento humanos.

Optimal: como atingir o desempenho máximo nas equipes e na liderança, de Daniel Goleman

Quase três décadas após o best-seller “Inteligência emocional”, Daniel Goleman retoma o conceito com especial foco no aspecto profissional. “Optimal”, como o próprio nome sugere, é um guia para a máxima produtividade, que o ensinará a alcançá-la a partir de metas realistas, possíveis e que estenderão o sucesso de sua organização, além de seu próprio, enquanto indivíduo e profissional. Tudo isso, é claro, sob o aspecto e a aplicação da inteligência emocional, especialidade do autor. 

Em tempos de Inteligência Artificial, e ao contrário do que se poderia imaginar, o conceito de inteligência emocional torna-se ainda mais relevante, apresentando-se como o que pode ser a diferença do “fator humano” que a IA ainda não é capaz de alcançar.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen R. Covey

Covey, um consultor empresarial, parece ter desenvolvido, neste livro, uma espécie de “fórmula do sucesso”. Não porque quem o lê necessariamente o alcança – embora muito ajude, se bem aplicado -, mas porque, mesmo 35 anos após sua publicação, ele permanece atual. 

Os sete hábitos propostos por Covey têm um poder muito além de sua aparente simplicidade. Não somente para que se alcance o sucesso profissional, mas também a felicidade plena, e mesmo a saúde física e mental. Não é exagero dizer que se trata de uma filosofia de vida.

Mindset: a nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck

Décadas de pesquisa resultaram nesta obra. Sua autora, Carol S. Dweck, é professora de psicologia na Universidade Stanford, grande referência na temática motivação. 

Seu brilhantismo esclarece como a mentalidade de um indivíduo influencia todos os aspectos de sua vida, positivamente ou negativamente. A boa notícia é que seu “mindset” pode ser repensado e adaptável. Uma leitura indispensável para quem busca a autoreflexão, não tem medo de transformar desafios em oportunidades ou de encarar as melhores formas de explorar seu próprio potencial. 

Filmes que inspiram

Tanto na MR16 como na People+, trabalhamos frequentemente o mundo corporativo através do link com o esporte. São mundos diferentes, mas com muito em comum. 

Para aqueles que buscam um entretenimento que ainda assim tenha a agregar, listamos a seguir alguns filmes do universo do esporte, com lições para lá de inspiradoras. Confira:

King Richard: Criando Campeãs (2021), de Reinaldo Marcus Green

A história de um pai perseverante e confiante no talento de suas filhas. Richard Williams, apesar de não ter histórico no tênis, foi uma espécie de técnico de suas duas meninas, Venus e Serena Williams. Já ouviu esses nomes, certo?

Tanto no esporte, em si, como pelo aspecto psicológico dos ensinamentos do pai, o longa mostra a origem e o processo de formação desses dois grandes nomes do tênis mundial.

O Homem que Mudou o Jogo (2011), de Bennett Miller

Orçamento curto é um grande desafio. Parece coisa de escritório, mas é do beisebol. 

Neste longa, “O Homem que Mudou o Jogo” é o gerente do time Oakland A’s, que precisa reinventar sua equipe e, para tal, recorre a meios e profissionais improváveis, até rejeitados. Um desafio às regras e ao pensamento já estabelecido de um esporte tão tradicional. Com ousadia, foco e talento, é possível reinventar e ir além. 

Um Sonho Possível (2009), de John Lee Hancock

Creed: Nascido para Lutar (2015), de Ryan Coogler

A história de um homem que decide seguir os passos do pai, falecido antes de seu nascimento, no boxe. Com muita insistência, ele convence Rocky Balboa, mais uma vez vivido por Sylvester Stallone, a ser seu treinador. 

Estrelado por Michael B. Jordan, trata-se de um spin-off da famosa franquia de luta, “Rocky”, tão emocionante quanto.


Gostou do conteúdo sobre livros e filmes?

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Talvez você goste

Conteúdos Destaques

Categorias

Rolar para cima